PLANTAS DE INTERIOR - Identificar e resolver os problemas

10 Abril 2025

Uma atmosfera quente e confinada, bem como umar seco, favorecem a proliferação dos inimigos das plantas da habitação. Para reduzir os riscos, abra totalmente as janelas (sem provocar correntes de ar) logo que a temperatura exterior atinja 18 °C.

 

Mais vale prevenir do que remediar

A serenidade permanente que reina dentro de casa é propícia à proliferação dos insetos, que podem causar estragos emqualquer época do ano.  Para limitar os riscos de infestação, efetue um tratamento preventivo em todas as suas plantas uma vez por mês.

Não trate as plantas com folhagem com penugem (saintpaulia) ou translúcida (caladium). Insista por baixo das folhas, é aí que os inimigos das plantas se concentram.

Aranhas vermelhas

Ao morder a lâmina das folhas para se alimentarem, estes ácaros minúsculos provocam uma descoloração acinzentada. Também se observa a presença de teias muito finas entre o pecíolo e o caule.  A planta perde o seu vigor e morre rapidamente.  

Cochonilhas

Estes insetos estão escondidos sob uma carapaça cerosa e apresentam-se sob a forma de pústulas castanhas (cochonilhas-com-escudo) ou estão cobertos por filamentos farinhentos que formam acumulações em flocos (cochonilhas-farinhentas).

As cochonilhas desenvolvem-se em grandes colónias nos caules e sob as folhas de inúmeras plantas de interior. As cochonilhas esgotam as plantas através das suas picadas repetidas e punção de seiva. Segregam uma melada viscosa que pode provocar o aparecimento de fumagina (uma espécie de carvão pegajoso).

Moscas brancas

Também denominadas piolhos farinhentos, são espécies de pequenos pulgões brancos que voam mal se abanam as folhas. As plantas atacadas deixam de crescer e morrem em alguns meses.